Atualizado em 14/12/2017 15:27:39
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Ciências Contábeis
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 07/04/2017 22:03:28
por Adriel Staudt Schardong
Ciclo de Formação de Gestores aborda fortalecimento da Universidade
Professores e funcionários de Santo Ângelo e Cerro Largo participaram da capacitação
Visualizada por 2684 pessoas.
A URI realizou, nesta sexta-feira (7), a 6ª edição do Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI. Professores e funcionários de Santo Ângelo e Cerro Largo participaram da capacitação, que abordou diversas temáticas.

Na abertura do evento, o reitor da URI, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, falou sobre a importância do fortalecimento da Universidade. “Temos que consolidar a URI como ela é. É a hora de refletir sobre nosso trabalho”, afirmou. Conforme o reitor, a URI tem feito grandes avanços, mas deve continuar se fortalecendo: “Hoje o dia é de trabalho com os setores, estreitar laços, encontrar e reencontrar colegas”.

Em seguida, o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, realizou a acolhida dos visitantes. Para o diretor, o Ciclo de Formação é um momento importante para o preparo contínuo dos professores e funcionários. Ele também abordou o preparo da Universidade para enfrentar os desafios do atual momento econômico do país.

Na sequência, os docentes e técnicos-administrativos acompanharam a palestra “Universidade, Pesquisa e Propriedade Intelectual”, ministrada pela professora doutora Liliane Locatelli. Ela falou sobre as diferentes etapas de desenvolvimento de pesquisa na Universidade. Para a professora, uma das alternativas para o avanço da área na URI é o investimento em parcerias com empresas, buscando fomento público e privado.

A primeira palestra da tarde foi ministrada pelos pró-reitores da URI: de Ensino, professor doutor Arnaldo Nogaro; de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professor doutor Giovani Palma Bastos; e de Administração, Nestor Henrique de Cesaro. Eles abordaram o tema “Produção e Geração de Valores na Universidade”.

Inicialmente, o pró-reitor de Ensino, Arnaldo Nogaro, apresentou números sobre a produção científica da Universidade publicada em periódicos. “Além do pesquisador, a produção científica valoriza também nossa instituição. São pontos considerados nas avaliações da Universidade”, afirmou. Ele também destacou a importância do espírito colaborativo entre os profissionais.

O pró-reitor de Administração, Nestor Henrique de Cesaro apresentou números sobre investimentos da URI em Pesquisa e Extensão. Os dados dos últimos cinco anos mostram que foram investidos cerca de R$ 17,6 milhões em pesquisa e pelo menos R$ 17,1 milhões em extensão. Para Cesaro, isso mostra o estímulo dado aos estudantes e pesquisadores da Universidade, e a importância das áreas para a URI.

Os cenários de pesquisa foram abordados pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos. Ele falou sobre a evolução dos grupos, projetos e linhas de pesquisa. Para Giovani, a área de pesquisa ainda é muito restrita no campo universitário: “Precisamos avançar para que o trabalho chegue mais às empresas e à sociedade. Quase sempre as empresas não sabem o que a Universidade produz”.
A última palestra do Ciclo foi ministrada pelas assessoras pedagógicas da pró-reitoria de Ensino Márcia Caron dos Santos e Anelise Brod. Juntamente com  Núcleo de Acessibilidade do Câmpus, elas apresentaram o Programa Institucional de Inclusão e Acessibilidade da URI, com as professoras Márcia Caron dos Santos e Anelise Brod.

O programa busca apontar as condições necessárias para garantir o acesso e a permanência de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação na instituição.

Em seguida, os integrantes do NAE – Núcleo de Atendimento Especializado da URI, realizara apresentação do trabalho desenvolvido desde sua implantação, em dezembro de 2015. Coordenado pelo Diretor Marcelo Paulo Stracke, tem como integrantes os engenheiros Romeu Weierbacher e Marcelo Posser, a professora Cristina Paludo, a psico-pedagoga Carina Streda,a psicóloga Kamila Perin, a Educadora Especial Débora Escobar e a representante da Ouvidoria, Liane Lucca. O objetivo do Núcleo é oferecer à comunidade acadêmica suporte para participação efetiva na vida da Universidade por meio de acessibilidade não só pedagógica como também física, virtual e tecnológica.

Ao final do evento, o diretor acadêmico da URI Santo Ângelo, Marcelo Paulo Stracke, ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre os profissionais:”foi um momento muito enriquecedor para nós, com grande troca de informações”. A diretora-administrativa do câmpus, professora Berenice Wbatuba, elogiou o trabalho do Núcleo de Acessibilidade, bem como o relato apresentado pela equipe.

Fonte: URI Santo Ângelo