Atualizado em 14/11/2018 15:34:56
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Ciências Contábeis
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 14/09/2018 15:58:54
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
As Demonstrações Contábeis em sala de aula
Visualizada por 630 pessoas.
Na noite de ontem, 13 de setembro, a professora Juliana Jaeschke realizou uma dinâmica na disciplina de Tópicos Contemporâneos de Contabilidade I, com o intuito de realizar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

As Companhias de Capital Aberto, a partir da promulgação da Lei 11.638/07, tiveram que acrescentar a sua lista de Demonstrações Contábeis mais um item: a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), que recebeu um Pronunciamento Técnico para tratar o assunto, o CPC 09. Essa Demonstração Contábil surgiu na Europa e sua divulgação é incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Seu objetivo é informar quanto de riqueza a empresa produziu em um determinado período, isto é, qual foi seu valor agregado nos insumos adquiridos de terceiros, e como e quanto dessa riqueza foi distribuída aos agentes envolvidos – direta ou indiretamente – nesse processo: (a) funcionários, (b) governos, (c) financiadores do capital de terceiros e (d) financiadores do capital próprio.

A partir da DVA fica evidenciado quanto a empresa acrescenta de valor à economia da região ou país onde ela está inserida. De natureza social, essa demonstração contábil mostra ainda, quanto foi a contribuição da empresa na constituição do Produto Interno Bruto (PIB) do país em determinado período. 

Marion (2015, p. 495) enfatiza que a DVA “evidencia para que a empresa está canalizando a renda obtida”, nesse contexto o autor faz uma analogia comparando o valor agregado pela empresa com suas atividades com um bolo, aí, essa demonstração contábil faz saber “para quem estão sendo distribuídas as fatias do bolo e de que tamanho são estas fatias”. 

Os profissionais da contabilidade, ao incentivarem a publicação da DVA, tem em suas mãos uma importante demonstração contábil, a qual pode servir de referência para que a sociedade perceba quanto e como é distribuído valor agregado gerado pelas empresas a cada um dos agentes envolvidos.

REFERENCIAL TEÓRICO
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado. 2008. 
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2015.