Atualizado em 08/11/2019 19:11:10
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Direito
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
25/10/2019 19:30:05 - Atualizado em 30/10/2019 14:07:26
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Acadêmicos do Curso de Direito realizam viagem de estudos a Porto Alegre
Visualizada por 229 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
O Curso de Direito realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, uma viagem de estudos com visitações técnicas a entidades e órgãos da área jurídica em Porto Alegre. Participaram acadêmicos do segundo e do quarto semestre do Curso, acompanhados das professoras Gabriela Felden Scheuermann e Alini dos Santos Taborda. 

No primeiro dia, pela manhã, a visita técnica ocorreu na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Na oportunidade, além dos acadêmicos conhecerem um pouco da Instituição e dos cursos preparatórios oferecidos, o Procurador de Justiça Dr. Fábio Roque Sbardellotto conversou com eles sobre sua trajetória no Direito e no Ministério Público. 

No turno da tarde, a visitação ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), ocasião em que os acadêmicos puderam participar de uma Sessão Didática. A Sessão Didática é uma sessão de julgamento diferenciada, na qual são pautados poucos processos, com o objetivo de realizar uma discussão entre os desembargadores e o ministério público para que os alunos possam compreender as questões do julgamento. 

No segundo dia, pela manhã, os acadêmicos conheceram a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESDEP). O Diretor de Ensino da Instituição, Defensor Público Mário Rheingantz, conversou sobre a atuação da Defensoria Pública no RS e destacou a importância de estudar na FESDEP. Para ele, a FESDEP proporciona ao aluno um pensamento do direito a partir do olhar de um Defensor ou de uma defensora. 

Para finalizar, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), uma experiência conduzida pelo Supervisor e Assessor da Direção Administrativa José Ricardo Vieira de Oliveira que explicou a história do IPF e relatou a rotina dos pacientes, demonstrando as instalações do local. Um dos objetivos centrais desta visita técnica foi de demonstrar aos acadêmicos a realidade vivida pelos pacientes.

Segundo a aluna Roberta Balhejos Menin, do segundo semestre, “a viagem foi essencial pois nós acadêmicos tivemos a oportunidade de conciliar a teoria com a prática nas diferentes atuações em que o Direito pode ser exercido”.

Para José Renan Correa Preti, do quarto semestre, “a viagem se mostrou uma oportunidade ímpar de conhecer e vivenciar as funções e realidades de importantes instituições do nosso sistema judiciário e penal. Gostaria de agradecer imensamente às professoras, à coordenação e à instituição por, além da excelência no conhecimento teórico, nos oportunizar igualdade o conhecimento prático, visando sempre a formação jurídica e humanística do Curso”. 

Sem dúvida, conhecer essas instituições que integram a área jurídica do Estado é essencial para a formação dos estudantes!
Mais imagens vinculadas