Atualizado em 27/04/2017 16:29:43
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Engenharia de Produção
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
12/04/2017 17:18:38 - Atualizado em 19/04/2017 15:38:22
por Adriel Staudt Schardong
Docentes e Discentes de Engenharia de Produção e Administração realizam visita técnica em uma das maiores empresas de suínos do país
A Alibem é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande do Sul e a 5ª maior do Brasil
Visualizada por 373 pessoas.
No dia 11 deste mês, acadêmicos do 1º e 5º semestre do curso de Administração e 1º Semestre de Engenharia de Produção, bem como alguns Professores dos respectivos cursos tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica, na empresa Alibem, no município de Santa Rosa/RS. Evidencie-se que a Alibem é uma empresa do ramo alimentício, fundada no ano de 2000, que vem atuando no segmento de proteína animal (carne suína e bovina). Tem unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A empresa é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande do Sul e a 5ª maior do Brasil em volume de abates, gerando mais de 4 mil empregos diretos. Atualmente, está exportando para mais de 40 países e distribuindo produtos em todas as regiões do país. Através da visita técnica foi possível identificar que a produção do Alibem de carne suína é proveniente da criação própria, com 100% da cadeia verticalizada. Através da parceria com cerca de 800 pequenos produtores rurais em “sistema de integração”, conseguem gerar valor à cadeia e contribuir para o aumento da renda e o desenvolvimento social em diferentes comunidades.

Importante destacar que a visita técnica contribuiu muito para os acadêmicos de Administração e Engenharia de Produção identificarem na prática diversos conceitos e teorias estudadas em sala de aula. O Superintendente de Operações da Alibem, Juscelino Gonçalves, com o seu “conhecimento, habilidade e perspicácia” que já são peculiares, foi muito preciso em relacionar assuntos “teóricos e práticos” voltados a “gestão e operações” da empresa de interesse dos dois cursos, como por exemplo: Sistemas Produtivos; Manutenção; Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Planejamento e Controle da Qualidade; Confiabilidade de Processos e Produtos; Inovação; Gestão do Conhecimento, de Custos de Investimentos e de Riscos; Gestão Ambiental, de Efluentes e Resíduos Industriais.