Atualizado em 19/09/2019 14:52:30
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Engenharia de Produção
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
28/08/2019 21:31:48 - Atualizado em 28/08/2019 21:32:17
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Acadêmicos criam protótipos para estudo das tensões mecânicas
Visualizada por 218 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Os acadêmicos do 6º semestre de Engenharia de Produção desenvolveram protótipos para explicar as forças de tração, torção e compressão que incidem sobre objetos e estruturas, como prédios, máquinas ou elevadores.

Como o engenheiro de produção é um profissional que trabalha em parceria com os demais engenheiros, suas avaliações e projeções são muito importantes para a escolha dos materiais, das formas e dimensões de uma construção, por exemplo,  ajudando a minimizar os custos de uma obra.
Em grupos os estudantes criaram modelos de um elevador, uma guilhotina, da sustentação de uma ponte e de sistemas de prensa. Até uma roda de moinho serviu para exemplificar as forças que atuam para o equilíbrio e funcionamento dessa estrutura. 

O estudo, coordenado pela professora Carine Bueno Hanke, foi feito na disciplina de Mecânica dos Sólidos I, ramo da Mecânica que analisa o comportamento deformável dos sólidos.

A partir da mecânica dos sólidos é possível prever o comportamento do sólido sob a ação de forças de contato, gradientes de temperatura, campos gravitacionais, campos eletromagnéticos entre outros agentes internos e externos. 

Nesta disciplina do curso de Engenharia de Produção, um dos objetivos é fazer os estudantes entenderem por que as coisas não caem nem se desintegram. Dessa forma ela se mostra uma ferramenta fundamental para engenheiros, na concepção de máquinas, edificações e outros produtos. 

Há ainda aplicações específicas em muitas outras áreas, como para entender a anatomia de seres vivos, e o projeto de próteses dentárias e implantes cirúrgicos.

Texto: Silvia Dewes
Mais imagens vinculadas