Atualizado em 14/11/2017 15:35:25
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
09/11/2017 11:24:49 - Atualizado em 09/11/2017 11:31:49
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Profissional Contábil como Agente de Transformação Social
Visualizada por 340 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Na noite de ontem, 08 de novembro, os acadêmicos do 8º semestre de Ciências Contábeis tiveram uma aula diferente. Os mesmos, foram incentivados pela Prof. Juliana Jaeschke, da disciplina de Tópicos Contemporâneos de Contabilidade I, a estudarem e trabalharem em cima da questão “Profissional Contábil como Agente de Transformação Social”.

Para isso os acadêmicos pesquisaram os 9 projetos sociais vinculados ao COMDICA/CL (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Cerro Largo) nesse ano de 2017, produziram postagens que foram publicadas nas suas redes sociais e, ainda, apresentaram aos colegas, aos representantes das entidades e também aos acadêmicos do 4º semestre, as ações que cada uma dessas entidades está desenvolvendo com os recursos arrecadados das doações de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurícica) e IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Através dessas doações, contribuintes de IRPJ e IRPF proporcionam  que parte de seus tributos permanecam no município auxiliando projetos que buscam promover vida saudável para crianças e adolescentes.

As empresas tributadas pelo Lucro Real podem destinar até 1% do IR devido, já as pessoas físicas que utilizam o formulário completo podem destinar de 3% até 6% do IR devido, das seguintes formas: 6% se fizerem depósito na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente até o último dia útil do ano, e 3% na declaração em abril. Vale destacar que, mesmo aqueles contrubuintes PF que tem imposto a restituir podem destinar, pois o valor doado também será restituido corrigido pela taxa selic.

Na sequencia, a relação das entidades e o projeto aprovado junto ao COMDICA/CL:

APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) – Ampliar para Qualificar. Projeto apresentado pelas acadêmicas Mahayana e Debora.
APAGENEN (Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Nenguiru) – Mais Escoteiros, Melhores Cidadãos. Apresentado pelos acadêmicos Rafael e Jeison.
APOMIL (Associação dos Policiais Militares) – Inclusão Social. Apresentado por Larisse e Dirce.
Grupo Folclórico Alemão Heimatland – Cultura e Dança como Agentes Sociais. Apresentado por Gabriel e Andrei.
PACTO (Pastoral de Auxilio Comunitário ao Toxicômano de Cerro Largo) – Formação de Coordenadores. Apresentado por Cristiano e Thais.
Pastoral da Criança – Cuidando da Vida com Saúde e Alegria. Apresentado por Angélica e Diana.
PREAE (Prevenção Amor-Exigente) – Prevenção à Drogadição. Apresentado por Elena e Mariana.
Sociedade Espirita Chico Xavier – A Arte de Contar Histórias. Apresentado por Tailene e Roselaine.
LASAEE (La Salle Educação e Esporte) – Educação pelo Esporte. Apresentado pelas acadêmicas Raquel e Caroline.

Todos as entidades tiveram representantes que também compareceram à Universidade e falaram sobre seus projetos e suas ações. O COMDICA e as entidades participantes reforçam a importância dos projetos, cujas ações fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as crianças e os adolescentes.

Nessa noite ficou claro que os profissionais da contabilidade tem um papel fundamental para que essas entidades – e outras mais que possam vir a se vincular ao CONDICA/CL nos próximos anos – continuem a receber as doações de IRPJ e IRPF, e, assim, continuar realizando seus projetos de vida saudável para crianças e adolescentes de nossa cidade.
Mais imagens vinculadas