Atualizado em 25/04/2018 15:19:12
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 11/04/2018 16:15:07
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Iniciam as gravações do documentário sobre a história da Contabilidade em Cerro Largo
Visualizada por 422 pessoas.
Através de um projeto de Pesquisa, a URI Cerro Largo estará realizando a produção de um documentário que contará a história da Contabilidade em Cerro Largo. O documentário também deve ser transformado em livro, e o objetivo deste resgate é eternizar estes momentos que há mais de 60 anos deram o pontapé inicial nesta importante atividade, cujo o curso mais antigo da Unidade promove a formação.

A primeira gravação aconteceu no escritório Schoffen Assessoria Empresarial, de propriedade do senhor Laureano Schoffen, o primeiro empreendedor no ramo de Escritório Contábil na cidade. Laureano relatou que no começo da sua atividade o trabalho era muito diferente dos dias atuais. Ele afirma isso com propriedade, pois mesmo aos 93 anos, ele é figura ativa e participativa nas atividades da empresa hoje administrada por seus filhos.

Para a família, o que mantém o escritório ativo até hoje, é a visão do patriarca, que sempre acompanhou as evoluções que viessem para melhorar o seu trabalho, tanto aos seus colaboradores quanto clientes. A família afirma que o escritório nunca contou com equipamentos antigos, pois está até hoje em constante evolução tecnológica e de processos.

Para a construção do documentário, serão ouvidos aproximadamente 10 dos primeiros atuantes na Contabilidade em Cerro Largo. Um dos coordenadores do projeto é o Professor Luis Valentim Zorzo, que afirma da sua alegria em fazer este resgate, aproveitando-se das muitas memórias que ainda estão presentes e que guardam consigo muitas histórias curiosas que devem ser conhecidas também pelos mais jovens, principalmente para aqueles que iniciam seus estudos na Contabilidade nos dias atuais, quando a informatização acaba facilitando boa parte da atuação que antigamente era realizado com muito trabalho.