Atualizado em 16/08/2018 21:27:00
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 30/07/2018 13:52:43
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
URI realiza décima edição do Seminário de Gestores
Visualizada por 317 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
O X Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI foi aberto às 13h30min do dia 26 de julho, no câmpus Santiago. 

Um momento cultural musical, comandado pelos colaboradores Thiago Ferreira Mucenecki e Henrique Delevati, foi a maneira de receber os participantes. Após o acolhimento inicial, a cargo da diretora acadêmica, professora Michele Noal Beltrão, houve o pronunciamento institucional do reitor, professor Luiz Mario Silveira Spinelli.

Spinelli, emocionado, fez uma fala em tom de despedida, após oito anos no cargo de reitor. Com o tema “Consolidação, Fortalecimento e Visão de Futuro”, comentou que é preciso “brilho nos olhos” para o trabalho, pontuando que sua fala veio de uma reflexão abrangente, cujo referencial foi sua vida, história, relações, cotidiano. “Só com harmonia e ambiente de trabalho nós vamos prosperar”, disse, mencionando que iremos começar um novo tempo, até mesmo, pelos vários gestores novos que foram empossados recentemente.

"Desafios do cotidiano da educação superior em uma IES Comunitária" foi o tema da primeira palestra do seminário. A professora Nilda Stecanela, pós-doutora em educação, trouxe, em sua fala, cases importantes. Ela citou alguns desafios: manter a identidade de universidade; manter a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; ampliar a flexibilização curricular; fortalecer o projeto de atuação docente dos seus professores. Após a palestra, participaram do painel as professoras Silvia Regina Canan, Michele Noal Beltrão e Dinara Bortoli Tomasi. 

No turno da noite, foi realizado um jantar de integração, na AFURIS (Associação dos Funcionários e Professores da URI Santiago) , com momento cultural, música e integração entre as unidades da URI. 

No segundo dia de atividades, pela manhã, Gustavo Hoffmann, fellow pela Universidade de Harvard, falou da nova sala de aula, visto que é um estudioso em metodologias ativas de aprendizagem, ensino híbrido e sala de aula invertida. Na sequência, Fagner Oliveira Deus, mestre em Administração, trouxe o tema “Gestão da Qualidade e da Aprendizagem: avaliação, tecnologias e processos na  Criação de Ambientes de Melhoria Contínua”.

O almoço de integração ocorreu na AFURIS, sendo mais um momento para o encontro, conversa e demonstrações de amizade. Às 13h30min o seminário dividiu-se por segmentos, com os seguintes temas:

- “O Perfil do Gestor da URI”, com o professor Arnaldo Nogaro, pró-reitor de ensino da URI (ensino superior)

- “Relações Institucionais, contratos e comportamento”, com o professor Nestor Henrique de Cesaro, pró-reitor de administração da URI (técnicos-administrativos)

- “A Elaboração do currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular”, com a professora Neide Beatriz Rodrigues Vargas (Escolas de Educação Básica)

No encerramento, o professor Arnaldo agradeceu a presença de todos e valorizou, inclusive, o trabalho dos técnicos-administrativos que no dia a dia atendem os acadêmicos da instituição. A diretora acadêmica, Michele Noal Beltrão, desejou que os desafios possam sempre mover as pessoas.

O seminário é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino da instituição tendo como objetivo abordar diversos assuntos pertinentes à gestão universitária. É um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico institucional da URI. Em 2018, participaram mais de 200 gestores de diversos segmentos da instituição.

Fonte: URI Santiago
Mais imagens vinculadas