Atualizado em 14/11/2018 15:34:56
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 01/11/2018 17:22:42
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
URI realiza 24ª edição do Seminário Institucional de Iniciação Científica
A programação contou com apresentação de trabalhos; palestras e sessão de pôsteres
Visualizada por 174 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Logo cedo a URI Santiago começou a receber os estudantes vindos de todas as regiões do estado, e até de fora do país para participar do maior evento científico organizado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. A Cerimônia de abertura do Seminário Institucional de Iniciação Científica – SIIC, ocorreu às 9h da manhã de quarta-feira, 31 de outubro no Salão de Atos do Câmpus.

A solenidade contou com a participação da Banda Fafarra que entoou o Hino Nacional e logo após abrilhantou o Seminário com um belíssimo momento cultural.

Na ocasião estavam presentes as seguintes autoridades acadêmicas: Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Arnaldo Nogaro; Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Neusa Maria John Scheid; Diretora Geral da URI Câmpus Santiago, Michele Noal Beltrão; Diretor Acadêmico da URI Santiago, Claiton Ruviaro; Diretora Administrativa da URI Santiago, Rita de Cássia Finamor Nicola; Coordenador do CIAP- Comitê Interno de Avaliação de Projetos de Pesquisa Científica, Olivio Bochi Brum; Coordenadora do CIAPEX- Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Extensão, Patrícia Toscanni Greco, professores, pesquisadores e alunos da URI e de outras IES.

A Diretora Geral da URI Santiago, Michele Noal Beltrão iniciou seu discurso saudando a presença do Magnífico Reitor,  Arnaldo Nogaro, da Pró Reitora de Pesquisa e Pós graduação, Neusa Maria John Scheid, os colegas de Gestão pelo trabalho em conjunto, os técnicos administrativos, docentes e bolsistas que contribuíram com o evento, e estendeu um agradecimento especial ao professor Olívio Bochi Brum, coordenador do Comitê Interno de Avaliação de Projetos de Pesquisa Científica. 

A dirigente do Câmpus ressaltou ainda a temática deste ano: Desenvolvimento sustentável: da Iniciação Científica ao Stricto Sensu. “Este tema foi escolhido por pensarmos que esse encontro se direciona principalmente para pesquisadores e acadêmicos. Eventos como este, nos entusiasmam na continuidade do tripé, do ensino, pesquisa e extensão, além da possibilidade na docência universitária”. Por fim, Michele reforçou a proposta e disse “Essa temática vem ao encontro de nosso foco principal, que todos nós tenhamos a possibilidade durante a academia em adquirir vastas experiências, e a partir dai nos efetivarmos nessa caminhada tão importante que nos garante o tripé e a condição de universidade”, finaliza.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Neusa Maria John Scheid, em seu discurso saudou a todos os idealizadores do evento, se direcionando especialmente aos acadêmicos e orientadores que segundo ela são a razão primeira da organização do seminário, e ressaltou “O seminário é o resultado de atividades muito importante para nossa universidade”.

Em um breve pronunciamento o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro, parabenizou todas as pessoas envolvidas na organização do seminário e ponderou o encontro como um ensejo “Esse é um momento em que, temos a oportunidade de socializar tudo que estamos desenvolvendo em pesquisas e extensão na universidade. Ocasião onde são expostos os trabalhos que certamente contribui para a melhoria e qualidade de vida das pessoas, de uma forma social em que vocês pesquisadores e acadêmicos são os protagonistas”. Ao fim de sua fala, Nogaro completa “Que hoje, todos nós venhamos reinventar, conversar, trocar ideias e construir relações, e ao sairmos daqui possamos pensar em novas possibilidades”.  

Durante todo o dia, alunos da URI e de diversas outras instituições de ensino superior apresentaram suas pesquisas, participaram de palestras e acompanharam a sessão de pôsteres. 

Concomitantemente com o XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica, foi realizado o XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XVI Seminário de Extensão.

O objetivo geral dos eventos é oportunizar um espaço para socialização e divulgação de conhecimentos em diferentes áreas do saber, pela discussão e integração entre trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos da URI e outras IES, com abrangência regional, nacional e internacional.

As 16h30 ocorreram à entrega de premiações e a solenidade de encerramento do XXIV SIIC. O prêmio destaque de Iniciação Científica e Extensão da URI foi criado em 2004, tendo por objetivo incentivar os estudantes de graduação da instituição que realizaram atividades de iniciação científica e de extensão, a publicarem sob forma de artigo.

O Seminário teve o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e SICREDI.

Fonte: URI Santiago
Mais imagens vinculadas