Atualizado em 22/04/2021 20:01:33
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 2021-03-12 | 23:12:49
Evento online da URI que debatia hoje a Violência contra a Mulher sofre cyberataque
Hackers invadiram o ambiente virtual onde acontecia a palestra e vandalizaram impedindo a continuidade dos pronunciamentos
Visualizada por 640 pessoas.

No início da noite, os participantes da palestra “Violência contra a Mulher: visões contemporâneas sobre a transformação de comportamentos”, promovida pela URI para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, foram surpreendidos pelo ataque de um grupo de hackers, que invadiram o ambiente virtual e passaram a exibir conteúdo impróprio, impossibilitando a continuidade do evento. 

 

Alunos e professores ficaram chocados com o vandalismo e a Direção da URI emitiu em seguida uma nota de repúdio, comprometendo-se com a apuração do fato, que será encaminhado formalmente às autoridades policiais. Leia na íntegra: 

 

NOTA PÚBLICA

 

A Comunidade Acadêmica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Cerro Largo, vem a público:

 

Manifestar seu mais veemente REPÚDIO ao comportamento criminoso de pessoas que, nesta noite, vandalizaram por meio de um “cyberataque” o ambiente acadêmico virtual onde transcorria a palestra com a temática “Violência contra a mulher: visões contemporâneas sobre a transformação de comportamentos”;

 

Pedir escusas às palestrantes, Dra. Fernanda Broll Carvalho e Dra. Isadora Forgiarini Balem, aos organizadores e a todos os demais ouvintes que acompanhavam civilizadamente a palestra, solidarizando-se pelos ataques coletivos sofridos;

 

Assegurar que o ato criminoso será objeto de imediato registro de ocorrência policial, para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da Lei;

 

Expor que, pela massiva presença de público e pelos ataques sofridos, percebe-se a relevância do debate e da reflexão propostas, razão pela qual não esmoreceremos e a palestra será reagendada para nova data, em plataforma virtual diversa, a serem oportunamente divulgadas.

 

Reafirmar seu compromisso social de corajosamente promover debates que mexam com determinadas estruturas sociais vetustas, ultrapassadas e, embora arraigadas no senso comum individual e social, absolutamente incivilizadas e retrógradas.

 

Por fim, lamentar profundamente que ataques criminosos desta natureza ainda se façam presentes em pleno século XXI, demonstrando a todos a necessidade premente de nos unirmos para juntos construirmos uma sociedade mais plural, empática, solidária, ética e humana, compromisso também de nossa Universidade.

 

Cerro Largo (RS), 12 de março de 2021.

 

Direção-Geral da URI, Campus de Cerro Largo.