Atualizado em 19/09/2019 14:52:30
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Ciências Contábeis
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
10/09/2019 22:34:51 - Atualizado em 11/09/2019 14:19:21
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Mestre em Ciências Contábeis tem artigo apresentado na USP
Visualizada por 322 pessoas.
Mestre em Contabilidade e preparando-se para um doutorado na área, titulação rara no Brasil, a egressa da URI Cerro Largo, Mikaéli da Silva Giordani, 24 anos, jamais pensou que chegaria tão longe em tão pouco tempo.

Apaixonada por pesquisa e ensino, ela desde cedo mostrou disposição para desafios, força de vontade e talento na universidade. 

Nascida no município de Rolador, Mikaéli formou-se em 2016 em Ciências Contábeis na URI Cerro Largo, onde também trabalhou como bolsista paralelamente a um estágio em uma indústria local. 

Logo após formada, a contabilista passou nas provas de Mestrado da Unisinos, mas viu seu sonho de continuar na vida acadêmica interrompido ao não conseguir uma bolsa para financiar seus estudos em uma universidade particular. 

Mas desistir não estava nos planos dela. Tentou novamente, em 2017, uma vaga no Mestrado da Fundação Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina. 

Lá passou por prova, entrevista e avaliação de um projeto apresentado. “Era muito mais difícil e eu saí de lá sem nenhuma expectativa” conta.

Mas ela teria o que comemorar. Mikaéli conquistou o 1º lugar entre 15 acadêmicos. 

A partir daí, segundo ela,  o caminho foi longo e desgastante, com noites mal dormidas e pesquisas extenuantes  até a conclusão da dissertação “Uso Corporativo das Mídias Sociais e a Relevância da Informação Contábil”, um tema novo e extremamente atual.

O objetivo era investigar se as empresas divulgavam suas informações contábeis nas mídias sociais e se esse fato contribuía para tornar a empresa mais lucrativa”, explica.

A resposta encontrada pela profissional não só foi positiva como ela descobriu que só a presença da marca da empresa nas mídias sociais já impactava no valor dela, mesmo se não houvesse nenhum outro tipo de informação agregado.

O trabalho foi tão inovador que Mikaéli foi convidada pela Universidade de São Paulo (USP) a apresentar suas conclusões em um congresso. Ela apresentou artigos científicos, sendo um deles sobre a temática da pesquisa de Mestrado. Outro trabalho, apresentou em evento da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont). Tanto o congresso da USP como o da Anpcont são considerados de alta relevância na área contábil.

Seguir adiante na vida acadêmica agora parece muito natural para ela. 

Dando um pequeno intervalo nos estudos para aprovação em um doutorado, Mikáeli não deixou de vir até a URI Cerro Largo para rever seus ex-professores, um compromisso agradável em um lugar no qual sente-se em casa. 

O que aprendi aqui me ajudou muito, e, claro, sempre tive a influência e o apoio dos professores”, afirma. 

Um deles, o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Edson Bolzan, lembra da menina tímida que fazia a diferença na universidade.

Vimos logo que ela tinha potencial e coragem e logo oferecemos uma vaga de bolsista”, conta Edson.

Ele destaca que o papel do professor vai muito além da sala de aula. “Identificar nas turmas aqueles que têm potencial e interesse e incentivá-los a crescer desde os primeiros anos de universidade faz parte disso”.   

Texto: Silvia Dewes