Atualizado em 11/12/2019 15:35:07
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Direito
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 28/11/2019 22:12:36
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
II Noite de Jogos enriquece aprendizado no Direito
Visualizada por 170 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Por Silvia Dewes

Os acadêmicos do 2º semestre do Curso de Direito interagiram e aprenderam mais na II Noite de Jogos, atividade proposta pela professora Alini Taborda na disciplina de Economia Política.

A dinâmica é proposta como forma de melhorar a interação entre os alunos e ajudar na absorção e revisão do conteúdo, tornando-se importante aliada no processo de aprendizado.

 - Não se trata só de jogar um jogo para ganhar ou perder.  São diversas provas, cujo objetivo é criar uma ocasião para conversar, refletir e solucionar questões relativas ao conteúdo da disciplina - explica a professora. 

A cooperação e a competição desenvolvida dentro de regras combinadas são formas de dinamizar o jogo, tornando-o mais divertido e interessante para os acadêmicos. 

Aos poucos, um ambiente saudável de competição está criado. Em uma das provas, por exemplo, foi proposto um jogo de tabuleiro. Cada equipe deveria escolher um representante para jogar e mais dois colaboradores. 

Cartas com perguntas eram retiradas e feitas para a equipe adversária, que tinha dois minutos para responder. Conforme fossem acertando, iriam avançando nas casas.

Outra atividade proposta foi passar a bola, na qual cada equipe tinha dez minutos para formular duas perguntas para realizar aos concorrentes, e escolher cinco representantes para responder as questões feitas pela equipe adversária. 

Quem estivesse com a bola quando a música parava, deveria fazer uma pergunta e jogar a bola para a outra equipe participante. Já quem recebesse a bola deveria responder a pergunta feita. Acertando, faria sua pergunta na sequência para a outra equipe.

Alini Taborda lembra que a aplicação de jogos como dinâmicas de grupo é mais um exemplo de como este instrumento pode ser valioso quando aplicado aos estudantes de Direito. 

 - Essa metodologia nos faz lembrar que brincar faz a mente mais receptiva e flexível a novos assuntos, provando que universidade também é lugar de descontração.
Mais imagens vinculadas