Atualizado em 26/05/2020 09:47:50
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
18/05/2020 14:37:49 - Atualizado em 18/05/2020 14:42:13
por Silvia Dewes
Parabéns, URI!
Universidade chega aos 28 anos gerando conhecimento e reiterando sua missão comunitária
Visualizada por 66 pessoas.
Aniversário da URI - 28 anos
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) completa hoje (19) 28 anos de uma história inspiradora. Foi criada em 19 de maio de 1992 a partir da mobilização das comunidades de Cerro Largo, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santiago, Frederico Westphalen e Erechim, onde se localiza sua sede.

O professor Arnaldo Nogaro, reitor da URI, parabeniza quem participou da consolidação deste projeto que hoje se concretiza em seis campus e reforça o compromisso da universidade com o desenvolvimento social e humano da região. 

"Queremos reiterar nosso compromisso, enquanto universidade comunitária, em trabalhar para continuar esta história exitosa. Acreditamos na criatividade e inteligência coletiva de nossos funcionários. professores, gestores e, especialmente dos estudantes, que confiam em nós, para produzir inovação e educação que repercuta em maior desenvolvimento humano e social e assim cumpramos nossa missão".  

O Pró-Reitor de Administração, Profº Nestor de Césaro, destaca que a URI têm investido em torno de 50 milhões a cada ano em bolsas para formação de seus alunos. Perto de três mil alunos todos os anos têm sua condição, bem como de sua família, melhoradas em razão direta da conexão da URI com a comunidade".

O diretor do Campus de Cerro Largo, LuisZorzo, lembra da identidade missioneira da URI forjada com a luta inspiradora de tanta gente. "Agradeço a todos que por aqui passaram e a todos que trabalham duro para superarmos esse momento de apreensão e continuarmos a ofertar ensino de qualidade".

Graduada em Direito pela URI e hoje professora na instituição, a professora Ellara Valentini, diz que a vontade de voltar para a URI sempre foi um sonho. Quando prestou seleção para docentes e foi chamada para assumir a disciplina de Introdução ao Direito I, deixou a vida porto-alegrense para trás e abraçou a universidade.

"A URI me proporcionou contato com iniciação científica, extensão, pós-graduação e hoje posso dizer, com muito orgulho, que faço parte do corpo docente desta Universidade que me trouxe tantas excelentes experiências há alguns anos atrás e que hoje, novamente, faz parte da minha vida cotidiana. Agradeço aos meus alunos, presentes e futuros, pela oportunidade de multiplicar conhecimentos e experiências e aos meus colegas professores e funcionários da URI por todo apoio e suporte!"

A caminhada da URI Cerro Largo

A URI – Campus de Cerro Largo surge em 1992 por meio da Comissão Pró-Ensino Superior, composta pelo Sr. René José Nedel – prefeito municipal na época, Prof. Arno Renato Zenzen, Prof. Elemar Wilhelm, Prof. Guido Casildo Henz, Prof. Léo Backes e Profª. Neusa Maria Scheid.

Em Cerro Largo, foi precursora do Ensino Superior, tendo iniciado a sua trajetória com o Curso de História. No mesmo ano, a Resolução 23 do Conselho Universitário ampliou as vagas para o Curso de Ciências Contábeis, criando 40 vagas na extensão de Cerro Largo para o vestibular do ano de 1994.

Atualmente, a unidade possui quatro cursos presenciais de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção. Também oferta 17 outros cursos, de nível de graduação e técnologo, na modalidade EAD. Para Pós-Graduação, há três cursos disponíveis.

Além dos cursos de graduação, existe a Escola de Educação Profissional, que oferta o Curso Técnico de Enfermagem, implantado em 2004.

Como universidade comunitária, a URI se preocupa em atuar com pesquisa e extensão, através de projetos que beneficiam a sociedade e desenvolvem a região.

A professora Neusa Maria John Scheid, pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, reforça que  a URI contribuiu para a articulação entre a geração de conhecimento, os processos de formação de pessoas e as ações desenvolvidas com e na comunidade. 

"Essa tríade que a constitui, ao longo de seus 28 anos de existência como universidade comunitária, aponta para uma atuação que se preocupa com os problemas da sociedade contemporânea e busca alternativas para solucioná-los, pela produção do conhecimento científico e sua socialização, oportunizando a sua aplicação na comunidade.  Buscando a excelência em tudo que faz, a URI não descuida das questões relativas ao seu compromisso ético-político-social com uma sociedade plural".