Atualizado em 12/01/2022 19:43:50
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Administração
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 2022-05-17 | 20:40:27
O administrador do negócio que facilitou a vida dos cerro-larguenses na pandemia
O jovem Gustavo Back, ex-aluno da URI, gerencia o aplicativo AiqFome e diz que priorizou o planejamento ao implantar a ferramenta.
Visualizada por 3790 pessoas.
Ser um diferencial na comunidade, segundo Gustavo, deve ser o primeiro objetivo de um empreendedor, pensamento que agora o impulsiona a crescer ainda mais.

O sonho do jovem Gustavo Back, 32 anos, natural de Curitiba, sempre foi empreender. Esse objetivo começou a ganhar alicerces quando ele ingressou na 1ª turma do Curso de Administração da URI Cerro Largo, câmpus do município em que Gustavo morou entre 1994 e 2020.


Dois anos após formado, em 2019, incomodado pela falta de praticidade em pedir comida em bares e restaurantes da cidade, ele se lançou na busca de uma solução para o problema. “Eu achava complicado e muitas vezes ineficiente ligar, chamar no whatsapp, para fazer os pedidos”, lembra. 


Como bom administrador, o Gustavo decidiu descobrir por que os aplicativos de entrega de comida só funcionavam nas grandes cidades. Nessa pesquisa, ele encontrou o Aiqfome, que era um app focado justamente nas cidades de menor porte. 


Antes de adquirir a licença do app, ele colocou em prática o que aprendeu na universidade - priorizou o planejamento. “ Pesquisei com futuros clientes e usuários, projetei cenários, fiz análise de mercado, conversei com parceiros de negócio, fiz planilhas e diversos levantamentos”, conta.


Nesse momento, o importante networking criado ainda na vida acadêmica na menor das unidades da URI, segundo ele, fez toda a diferença.  “Na URI Cerro Largo eu acredito que um ponto de extrema relevância é a proximidade que se consegue ter com os professores e funcionários, o que leva a gente a aprofundar assuntos, trocar ideias, sem aquele receio de estar atrapalhando ou sendo inconveniente. A experiência e conhecimento acessados de maneira mais próxima ajuda muito no crescimento pessoal e profissional”, garante.


Lançado em julho de 2020, em plena pandemia, o Aiqfome caiu no gosto da galera logo de início, quebrando a desconfiança dos empresários locais em investir na novidade. “No começo os restaurantes ficaram um pouco resistentes, mas logo viram os benefícios, como aumento de vendas, maior visibilidade, menos tempo atendendo telefone e whatsapp e informações de pedidos chegando mais completas”, relata.


Na primeira pesquisa que fez com os usuários após cinco meses no mercado, Gustavo já teve bons retornos. A ferramenta foi considerada fácil de usar, rápida e eficiente, desde o pedido até o pagamento. O app havia se consolidado e era um sucesso, movimentando a economia local e ajudando estabelecimentos comerciais e consumidores.


“O AiqFome facilitou os pedidos de lanches aqui na cidade e também possibilitou que a gente conhecesse novos restaurantes que antes não conhecíamos”, respondeu um fominha, apelido carinhoso dado aos clientes. 


Hoje praticamente todos os restaurantes da cidade e quase 30% da população do município estão cadastrados no aplicativo. De acordo com o empresário, os atendimentos vêm crescendo a cada mês. O recorde foi em março deste ano, período em que o delivery registrou o maior número de pedidos. Só nesse mês o volume de pedidos foi 40% superior à média de todo o ano de 2021.


Esse feedback é o combustível para o empresário seguir se dedicando ao negócio e ajudando mais pessoas. “Começamos a operar na pandemia e muitos estabelecimentos ficaram fechados, não tinham entrega, ou ainda não sabiam como fazer. Auxiliar nesse sentido foi muito gratificante. Além da disponibilidade do aplicativo, busco sempre dar uma ajudinha a mais, incentivando a ter um bom atendimento, ter boas fotos de produtos, criar promoções para os clientes, coisas que acredito elevar o nível dos estabelecimentos e entregar um valor a mais também para os consumidores”, afirma. 


Ser um diferencial na comunidade, segundo Gustavo, deve ser o primeiro objetivo de um empreendedor, pensamento que agora o impulsiona a crescer ainda mais.  


 “A nível regional, estamos aguardando a aprovação do modelo de entregas do Aiqfome, o Aiqentrega, que é a logística própria de entrega, isso ajudará ainda mais os estabelecimentos. Além disso, estamos estudando a expansão para cidades vizinhas, sendo a próxima Guarani das Missões, que está praticamente confirmada”, comemora o empresário.


Uma novidade recente do aplicativo, que está por ser implantada, é o Lojão do Aiq, onde será possível cadastrar petshops, farmácias, tabacarias, e diversos outros tipos de estabelecimentos da cidade.


Hoje, além de City Manager do AiqFome, o Gustavo é analista de e-commerce e Marketplaces da Atlas Eletrodomésticos, empresa líder nacional em venda de fogões, de Pato Branco/PR, tendo lançado recentemente no Instagram a @backmarketing, empresa que presta serviços de artes, divulgação, marketing, produção de conteúdo e gestão de redes sociais.