Atualizado em 12/01/2022 19:43:50
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 2022-05-17 | 21:26:10
URI completa 30 anos de atuação comunitária
Atualmente a URI Cerro Largo luta por facilitar ainda mais o acesso de estudantes ao Ensino Superior, firmando convênios com prefeituras, empresas e associações comerciais
Visualizada por 3793 pessoas.
A URI acredita que o papel da Universidade vai além do ensino em sala de aula, através de projetos e pesquisas que beneficiam a sociedade.

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões completa 30 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Foi criada a partir da mobilização da comunidade, possuindo seis campi localizados em Cerro Largo, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santiago, Frederico Westphalen e Erechim.


O campus de Cerro Largo, hoje sob a direção do professor e advogado Renzo Thomas, surgiu por meio da Comissão Pró-Ensino Superior, composta pelo então prefeito, René José Nedel e pelos professores Arno Renato Zenzen, Elemar Wilhelm, Guido Casildo Henz, Léo Backes e Neusa Maria Scheid.

 

Em Cerro Largo, a URI foi precursora do Ensino Superior, em 1992. O campus iniciou sua trajetória com o Curso de História, seguido logo depois pelo de Ciências Contábeis, que teve 40 vagas criadas parao vestibular do ano de 1994.

 

Em 2008 foi feita a reforma e ampliação do Bloco 1 mais um sonho conquistado, possibilitando amplo espaço para Biblioteca, Laboratório de Informática e duas novas salas de aula.

 

O Curso de Administração foi implantado em 2013 e formou sete turmas. A URI ofertou ainda o curso de Engenharia de Produção, já tendo formado alunos da turma única implantada.

 

O sonho do jovem Gustavo Back, ex-aluno da Administração, sempre foi empreender. Esse objetivo começou a ganhar alicerces quando ele ingressou na 1ª turma do Curso de Administração da URI Cerro Largo. Veja a história dele AQUI!

 

Hoje ele gerencia com sucesso um aplicativo de entrega de comida que facilitou a vida dos cerro-larguenses. Ele ensina que pensar em servir à comunidade deve vir antes de qualquer outra coisa na hora de abrir um negócio.

 

"Ser um diferencial na comunidade deve ser o primeiro objetivo de um empreendedor", afirma Gustavo, que sempre dá dicas extras aos clientes, como tirar fotos dos produtos para as postagens ou em como fazer promoções.

 

Curso de Direito

 

A aposta no Curso de Direito, em 2018, abriu vagas para dezenas de jovens interessados nas diversas áreas de atuação que a formação proporciona. A primeira turma irá se formar no início do próximo ano.  

 

Para abrigar os novos estudantes, a URI Cerro Largo construiu um novo pavilhão em seu complexo, voltado especialmente às aulas do Direito.

 

Atualmente, o campus oferece dois cursos de Graduação Presencial: Ciências Contábeis e Direito. Com os cursos de EAD, sistema implantado em 2019, as opções de graduação se ampliaram acompanhando os avanços tecnológicos e as novas formas de aprender. Confira os cursos EAD da URI clicando AQUI!

 

Além das graduações, a Escola de Educação Profissional da URI Cerro Largo tem o Curso Técnico de Enfermagem, referência na região. O curso foi implantado em 2004, já tendo habilitado oito turmas para a prática da profissão.

 

A Pós-Graduação também é uma realidade na área de Direito Eleitoral, Gestão de Pessoas e Liderança e na de Controle de Custos.

 

 

Qualidade de ensino que impulsiona a economia

 

Uma das marcas da universidade são as boas avaliações dos cursos: em 2017, o Curso de Administração foi reconhecido por avaliação do MEC com conceito quatro de cinco possíveis.

 

Da mesma forma, o curso de Ciências Contábeis foi avaliado no ENADE de 2015 com conceito quatro de cinco possíveis, firmando o curso cada vez mais entre os melhores de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

 

"A URI Cerro Largo recebe acadêmicos de toda a microrregião de Cerro Largo, pois tem uma missão importante: mais que formar pessoal ético e competente, a Instituição forma cidadãos engajados nas comunidades onde estão inseridos. São profissionais diferenciados, que assumem papeis de grande liderança em diversos segmentos da sociedade", destaca o diretor Renzo Thomas.

 

Grande parte dos diplomados permanecem na região, e nela fazem a diferença, modernizando empresa e propriedades rurais com o seu conhecimento. Outros buscam construir suas carreiras mais longe, em outros estados e até países, sempre levando consigo essa grande marca.

 

O papel social da URI Cerro Largo

 

A URI, como instituição comunitária, acredita que o papel da Universidade vai além do ensino em sala de aula, por isso se preocupa em estar presente nas comunidades, atuando com pesquisa e extensão, através de projetos que beneficiam a sociedade e desenvolvam a região.

 

Um dos projetos que atende estudantes de escolas públicas no campus de Cerro Largo é o de Excel, que qualifica para o uso de uma das ferramentas mais úteis do mercado, otimizando os processos de uma empresa.

 

Parcerias com prefeituras e entidades de apoio à Terceira Idade tem culminado na oferta cada vez maior de cursos gratuitos de Cuidador de Idosos, uma necessidade crescente em uma região onde uma parcela significativa da população já tem mais de 60 anos.

 

O Núcleo de Prática Jurídica, criado para a prática dos acadêmicos do Direito, estreita o vínculo da universidade com as comunidades de abrangência, sendo uma opção de assistência jurídica gratuita às pessoas de baixa renda.

 

Atualmente a URI Cerro Largo luta por facilitar ainda mais o acesso de estudantes ao Ensino Superior, firmando convênios com prefeituras e associações comerciais, que garantem bolsas e descontos nas mensalidades nos Cursos Técnicos e na Graduação Presencial.

 

 

Diretores do campus nestes 30 anos:

 

Prof. Augusto Maldaner (1994-2002)

Profª Marlene Teresinha Trott (2002-2010)

Prof. Edson Bolzan (2010-2018)

Profº Luis Valentim Zorzo (2018-2021)

Profº Renzo Thomas (a partir de 2021)